Executivos testam realidade virtual para indústria farmacêutica

Profissionais de mais de 10 empresas da área conferiram os benefícios que essa tecnologia pode proporcionar, como a redução de custos em treinamentos e em desenvolvimento de novos produtos.

Pode parecer filme de ficção científica para alguns, mas, hoje, a realidade virtual (VR, do inglês virtual reality) está prestes a ser inserida no nosso dia a dia. Cada vez mais, profissionais e marcas estão entendendo as inúmeras possibilidades que essa tecnologia pode proporcionar. E os números confirmam essa popularidade: de acordo com o Google, o assunto cresceu quatro vezes nas buscas entre 2015 e 2016. Não há dúvidas que a VR é a nova tendência a seguir. Na 7ª edição da Confraria Loucos e Monstros, realizada para executivos da indústria farmacêutica, além de muito networking, bate-papo e geração de negócios, os confrades de mais de 10 empresas do setor puderam experimentar essa realidade e criar novas possibilidades de uso.

De acordo com Scher Soares, especialista em mudança de comportamento e idealizador do encontro, essa é uma tecnologia com potencial para mudar toda a estratégia comercial das empresas do mercado farma. “A realidade virtual pode ser usada desde treinamentos de liderança, de gestão e de vendas até em stand de vendas para atrair, engajar e conquistar a empatia do cliente”, explica. Segundo ele, no primeiro caso, é possível simular situações reais, explorar cenários, situações de instabilidade e, com a prática, alcançar uma maior eficiência. Outro benefício dessa ferramenta é a possibilidade de treinar mais equipes com menor necessidade de mobilização de pessoas e recursos.

Na área da saúde, a VR já provou sua eficácia. Com ela, médicos e profissionais do ramo podem dessecar um corpo humano, por exemplo, ou encenar procedimentos e cirurgias sem colocar a vida dos pacientes em risco.

Como funciona

A realidade virtual vai além dos vídeos 360º, pois os óculos específicos desenvolvidos para esse uso geram imagens tridimensionais que dão profundidade e sensação de imersão. Além disso, o áudio, também em 360º, permite que os usuários escutem sons vindos de todas as direções, como na vida real. Ele não dá vertigem, pois a transmissão acontece simultaneamente com os movimentos.

Sobre o Scher Soares

Scher Soares, especialista em mudança de comportamento, é autoridade quando o assunto é vender, motivar, liderar, alcançar o sucesso e reúne uma experiência extremamente rica nesses aspectos. Em suas palestras, é reconhecido pela mensagem que mescla alto nível de conteúdo com uma abordagem lúdica e divertida, ao mesmo tempo em que provoca e estimula mudanças e atitudes no público. Ele ainda traz em sua bagagem o sucesso como CEO do Grupo Empresarial Triunfo, que controla a agência Triunfo Sudler Brasil, única vencedora do Cannes Lions 2016 do interior de São Paulo, e, em breve, lançará um livro sobre liderança.

Fonte: Segs

Sindicato Intermunicipal da Indústria Química e Farmacêutica de Juiz de Fora

Av. Garcia Rodrigues Paes, 12.395 - Bairro Industrial - 36081-500 - Juiz de Fora

Telefax: (32) 3224-0999