A Daiichi Sankyo e a Universidade da Califórnia São Francisco (UCSF), anunciaram em 4 de abril que estabeleceram uma colaboração focada na descoberta e desenvolvimento de medicamentos e novas terapias e diagnósticos moleculares para várias doenças neurodegenerativas.
Sob os termos do acordo, a Daiichi Sankyo vai fornecer a sua biblioteca de compostos ao Instituto de Doenças Neurodegenerativas (IND) da focada no desenvolvimento, e ambas as partes irão realizar a triagem e optimização dos compostos em conjunto.
O projecto vai reunir as capacidades de desenvolvimento de medicamentos da Daiichi Sankyo com a experiência de neurocientistas de renome mundial da UCSF, num esforço colaborativo para criar vários programas de descoberta de medicamentos na área de doenças em debilitantes como Alzheimer, Parkinson, doença de Creutzfeldt-Jakob e demência fronto-temporal – todas elas doenças para as quais não existem actualmente terapêuticas eficazes disponíveis .
A Daiichi Sankyo vai fornecer o financiamento para a investigação e pagamentos e royalties por objectivos para a progressão clínica de sucesso e comercialização de novos produtos. A Daiichi Sankyo vai receber a opção de entrar num contrato de licenciamento exclusivo para desenvolver e comercializar compostos promissores.
“A Daiichi Sankyo está empenhada em identificar potenciais novas terapias para ajudar a alimentar a nossa paixão e, encontrar medicamentos para os pacientes que deles necessitam. Usando a tecnologia de triagem de compostos da UCSF, juntamente com a sua experiência em pesquisa de priões, vai dar-nos a oportunidade de explorar o potencial. Estou animado com esta colaboração e estamos ansiosos para ver os resultados desta parceria”, disse Glenn Gormley, MD , PhD, Director Sénior e Chefe Global de Investigação e Desenvolvimento da Daiichi Sankyo.
Fonte: comunicado de imprensa