Diretor do Sinquifar-JF é homenageado pela FIEMG

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) celebra, no dia 25 de maio, no Minascentro, em Belo Horizonte, o Dia da Indústria 2023. A solenidade tem o objetivo de reconhecer os empresários que, com empreendedorismo, persistência e visão de futuro, colaboram de forma decisiva para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.  

A celebração, que marca os 90 anos da instituição, terá o tema “Movidos pelo Futuro”, e irá entregar a  Aroldo Teodoro Campos, diretor-presidente do Grupo Ematex, presidente do  Sindicato das Indústrias Têxteis de Malha de Minas Gerais (Sindimalhas-MG), e membro do conselho da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o título de  Industrial do Ano 2023. 

Na ocasião, René Wakil Júnior, vice-presidente da FIEMG e presidente da empresa Comércio e Indústria de Tecidos Roupas (Citerol), será agraciado com a Comenda Ordem do Mérito da CNI. A Federação Mineira também prestará homenagem a outros empresários que se destacaram em prol do crescimento e fortalecimento do setor produtivo de Minas Gerais com a Comenda Mérito Industrial.

Representando a FIEMG Regional Zona da Mata, o empresário juiz-forano Luiz Antônio Schreiner Cavalieri será condecorado na ocasião. Ele receberá a Medalha do Mérito Industrial da FIEMG, juntamente com outros homenageados indicados pelos Sindicatos Patronais em todo o estado. Ele atua como diretor-financeiro do Laboratório Farmacêutico Arboreto e também do Sindicato Intermunicipal da Indústria Química, Farmacêutica, de Material Plástico e de Cosméticos de Juiz de Fora (Sinquifar).

Luiz Antônio Cavalieri é farmacêutico-bioquímico, com especialização em Cosmetologia e Gestão em Análises Clínicas, sendo responsável pela fundação e direção das empresas Laboratório de Pesquisas e Análises Clínicas Cavalieri (1984), Farmácia de Manipulação Cavalieri (1985) e Laboratório Farmacêutico Arboreto (1992). Já trabalhou nos Diários Associados, de 1973 a 1976, e no Exército Brasileiro, como farmacêutico do Hospital Militar de Juiz de Fora, de 1982 a 1991. É participante ativo do Sinquifar desde 2000.

Foto-Cavalieri-fev23.jpg

Dia da Indústria – A data foi instituída pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, por meio do Decreto nº 43.769. No mesmo ano, a CNI criou a Medalha do Mérito Industrial, para homenagear industriais de destaque na cena nacional. A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial Lídio Lunardi, então presidente da Confederação e da FIEMG. 

Em Minas Gerais, a comemoração teve início em 1960, na gestão de Fábio de Araújo Motta, presidente da FIEMG à época. Nesse ano foram condecorados os pioneiros da industrialização mineira. Entre 1961 e 1964, a FIEMG não outorgou a Medalha do Mérito Industrial, não deixando, no entanto, de celebrar o Dia da Indústria. De 1965 até hoje, anualmente, em 25 de maio ou datas próximas, a entidade entrega o prêmio aos empreendedores de destaque.    

Desde 1965, os homenageados com a Medalha do Mérito Industrial são indicados pelos Sindicatos empresariais em todo o estado. Essas indicações são examinadas pela Comissão do Mérito, que exige que os candidatos tenham pioneirismo na atuação, além de relevantes serviços prestados à comunidade. Em 1976, a FIEMG instituiu o título de Industrial do Ano.

Serviço: Dia da Indústria 2023

Data: 25/05

Horário: 20h

Local: Minascentro – Avenida Augusto de Lima, 785, Centro, BH

Sindicato Intermunicipal da Indústria Química e Farmacêutica de Juiz de Fora

Av. Garcia Rodrigues Paes, 12.395 - Bairro Industrial - 36081-500 - Juiz de Fora

Telefax: (32) 3224-0999