Indústria química afirma que oferta de oxigênio hospitalar é preocupante no país

Representantes da indústria química afirmaram esta sexta-feira, em reunião com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que a situação de oferta de oxigênio hospitalar é preocupante no país. A realização do encontro foi divulgada pelo Valor Econômico.

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abriquim) ressaltou que os estados com maior possibilidade de escassez a curto prazo estão na Região Norte, como Acre e Rondônia. No entanto, os problemas com a fabricação de cilindros e a dificuldade logística para distribuição tornam a situação preocupante em todo o território nacional.

O governo federal deve realizar mais uma reunião para discutir internamente o assunto ainda esta sexta-feira. O encontro com a indústria contou com a participação dos ministérios da Saúde e da Economia, além da Casa Civil.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou um ofício ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, alertando que o fornecimento de oxigênio em Rondônia pode durar apenas mais 15 dias. As informações foram fornecidas às autoridades pela empresa responsável pelo fornecimento, a Cacoal Gases.

A PGR encaminhou a Pazuello ofícios do Ministério Público Federal de Rondônia e do governo estadual retratando um cenário de superlotação na rede hospitalar e risco de desabastecimento.

“Em caráter urgentíssimo, encaminho os Ofícios nº 3902 e 3925/2021/SESAU-ASTEC, de 11 de março de 2021, para conhecimento e, se possível, articulação junto ao Ministério de Saúde para adoção de providências quanto ao risco iminente de desabastecimento de oxigênio no Estado de Rondônia, evitando-se que o Estado chegue à situação calamitosa enfrentada pelo Estado do Amazonas”, escreveu a procuradora Gisele Dias.

A empresa Cacoal Gases afirmou em ofício destinado às autoridades que sua produção já está no limite e é necessário buscar novos fornecedores de oxigênio. “Diante dessas dificuldades encontradas, a empresa já comunicou a todas as prefeituras e hospitais acima indicados que somente possui insumos suficientes para atender o fornecimento de oxigênio por mais 15 dias, conforme documentos anexos”, escreveu.

Fonte: O Globo

Sindicato Intermunicipal da Indústria Química e Farmacêutica de Juiz de Fora

Av. Garcia Rodrigues Paes, 12.395 - Bairro Industrial - 36081-500 - Juiz de Fora

Telefax: (32) 3224-0999