Inscrições abertas para o Prêmio Jovem Cientista

Pesquisadores interessados em participar da 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista já podem se inscrever pela internet. O prazo segue até 19 de dezembro. A edição de 2014 abordará projetos no âmbito da temática ‘Segurança Alimentar e Nutricional’. Podem participar estudantes do ensino médio e superior, além de mestres e doutores.

O prêmio será atribuído a quatro categorias: mestre e doutor; estudante do ensino superior; ensino médio e mérito institucional.

Na categoria Mestre e Doutor, podem concorrer estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores que tenham menos de 40 anos de idade até 19 de dezembro de 2014. Para se inscrever é preciso enviar a ficha de inscrição preenchida, currículo Lattes atualizado e trabalho científico entre 35 e 40 páginas.

Já na categoria Estudante do Ensino Superior, podem participar estudantes que estejam frequentando cursos de graduação ou que tenham concluído a graduação entre 1º de dezembro de 2013 e 29 de agosto de 2014 e que tenham menos de 30 anos de idade, em 19 de dezembro de 2014. A inscrição é realizada mediante envio da ficha de inscrição preenchida, currículo Lattes atualizado e artigo científico entre 20 e 25 páginas.

Estudantes do Ensino Médio podem concorrer alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de ensino médio e profissional e tecnológico, que tenham menos de 25 anos de idade, em 19 de dezembro de 2014. Para participar, é preciso preencher a ficha de inscrição, enviar o comprovante de matrícula da escola e trabalho de pesquisa original.

Na categoria Mérito Institucional, serão premiadas uma instituição de ensino superior e outra de ensino médio, às quais estiverem vinculados o maior número de trabalhos qualificados, apresentados respectivamente nas categorias ‘Mestre e Doutor’, ‘Estudante do Ensino Superior’ e ‘Estudante do Ensino Médio’.

Tema de 2014

Nesta edição, o prêmio Jovem Cientista busca inovações no setor de alimentos. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), mais de 900 milhões de pessoas no mundo se alimentam menos que o suficiente para serem consideradas saudáveis.

O último relatório da FAO para ‘América Latina e Caribe’ também afirma que mais de 1 (um) bilhão de alimentos desperdiçados anualmente seria o suficiente para atender as necessidades de 30 milhões de pessoas na região.

Diante desse cenário, o objetivo principal é debater, discutir e incentivar projetos sobre os problemas enfrentados em toda a cadeia produtiva, que inclui transporte, armazenamento e conservação – do campo à mesa do consumidor.

Fonte: www.brasil.gov.br

Sindicato Intermunicipal da Indústria Química e Farmacêutica de Juiz de Fora

Av. Garcia Rodrigues Paes, 12.395 - Bairro Industrial - 36081-500 - Juiz de Fora

Telefax: (32) 3224-0999