Lixo ainda é um desafio para a indústria da beleza, mas iniciativas apontam caminhos

Escova e pasta de dentes, sabonete facial, sabonete corporal, creme hidratante, protetor solar, xampu, condicionador… Uma rotina de higiene e beleza simples envolve, ao menos, seis produtos. Pode reparar: a maioria deles, envoltos por lacres plásticos, seguido por embalagens similares. Engana-se quem pensa que o destino final delas está no lixinho do banheiro. Quando descartadas, vão parar diretamente em aterros sanitários ou nos rios e oceanos, desequilibrando todo o ecossistema. Por décadas, e em escala crescente.

Para ilustrar, vamos de números. No Brasil, mais de 80 milhões de toneladas de lixo são produzidas por ano, dos quais apenas menos de 3% são recicladas corretamente, segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb) e a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), respectivamente. Portanto, as pesquisas e ideias para a redução da produção de lixo e novas formas de minimizar o impacto da indústria da beleza no meio ambiente são urgentes.

Afinal, certamente parte deste contingente inclui os nossos recipientes de skincare, já que nosso País também é o quarto maior mercado de cosméticos e o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, de acordo com o Atlas do Plástico. Em casa, também vale exercitar o olhar para as escolhas. Dá para mudar o mundo com uma troca? Certamente, não. Mas demandas impulsionam mercados.

A piloto de avião Camila Villegas é uma das consumidoras que endossa o coro. A virada de chave na forma de se relacionar com os rótulos veio quando, em 2019, passou a sofrer com crises de acne depois de ter parado o anticoncepcional hormonal. Foi o start para adotar uma rotina completamente vegana, clean beauty e sustentável.

“O impacto que os cosméticos têm na nossa pele e no meio ambiente é enorme, porque usamos vários tipos de produtos todos os dias e a sociedade não dá a relevância necessária para o assunto”, argumenta Camila. As experiências são compartilhadas no perfil @skincarecomplantas no Instagram, onde soma quase 100 mil seguidores.

Leia a matéria completa aqui.

Fonte: glamour.globo.com/

Sindicato Intermunicipal da Indústria Química e Farmacêutica de Juiz de Fora

Av. Garcia Rodrigues Paes, 12.395 - Bairro Industrial - 36081-500 - Juiz de Fora

Telefax: (32) 3224-0999