Planos de saúde não estão cobrindo teste da zika, reclamam pacientes

Pacientes reclamam que os planos de saúde não estão cobrindo os exames para detectar o vírus da zika na rede conveniada de laboratórios. Desde o início deste mês, todos os planos estão obrigados a fazer esse exame em gestantes, em bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus e recém-nascidos com malformação.
A técnica de enfermagem Ana Christina espera ansiosa pela chegada do Pedro.
Os seis meses de gravidez foram muito felizes. Mas às vezes surge uma ponta de preocupação por causa da zika. “Usava roupa mais comprida e repelente em algumas áreas”, conta Ana Christina.

Para saber se poderia fazer o exame que detecta a zika, ela ficou quase uma hora no telefone. O laboratório informou que o plano de saúde não autorizava.

Desde o dia seis de julho, todos os planos estão obrigados a realizar o diagnóstico em gestantes, em bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus e recém-nascidos com malformação. Passam a ter cobertura três tipos de exame: PCR, indicado para a detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o IGM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IGG, para verificar se a pessoa já teve contato com zika em algum momento da vida.

Leia matéria completa aqui.
Fonte: G1.com

Sindicato Intermunicipal da Indústria Química e Farmacêutica de Juiz de Fora

Av. Garcia Rodrigues Paes, 12.395 - Bairro Industrial - 36081-500 - Juiz de Fora

Telefax: (32) 3224-0999