As quatro tendências farmacêuticas de 2021

A indústria farmacêutica, bem como os outros setores produtivos da cadeia, passou por um 2020 de sobrevivência. Com uma pandemia que não aponta um fim tão próximo, as mudanças impostas pelo “novo normal” fazem emergir tendências para o ano.

Pagamentos tecnológicos
Para evitar o contato tão temido durante a pandemia, na hora do pagamento, modalidades como o Pix ganham força. A tecnologia NFC (por aproximação) também ganha espaço, bem como programas de cashback, em crescimento nas farmácias e que devolvem uma parte da compra em crédito.

Migração digital
Entregas por WhatsApp, e-commerce, marketplaces, aplicativos para celular. Essas são algumas das alternativas que os processos de digitalização vêm instaurando desde o ano passado. Ao contrário do que pensam alguns, ela não requer sempre altos investimentos, e ainda garante o registro de dados estratégicos que ajudam diretamente na administração do negócio.

Ampliação do leque de serviços farmacêuticos
A ideia clássica da farmácia como um varejo de medicamentos vem dando lugar a uma visão de funcionamento como um hub de saúde – centros que investem no incremento de serviços, testes de Covid-19, delivery, e-commerce e marcas próprias. O conceito vem dos Estados Unidos, onde médicos atendem dentro de farmácias. No Brasil a ideia poderia evoluir em pontos de saúde primária, com aplicação vacinas, farmácia de manipulação e testes laboratoriais rápidos.

O mercado D2C
O novo modelo de venda direct-to-consumer (D2C) abre espaço para a indústria se relacionar diretamente com o consumidor final. Sua estratégia pode permitir aos laboratórios exibirem seu catálogo de forma robusta, personalizada e com o controle sobre o tom da comunicação. Dessa forma a indústria pode entender melhor seu público-alvo, oferecer produtos personalizados e mostrar sua personalidade. Um exemplo de oportunidade está em algumas lojas que passaram a destinar um espaço para gôndola exclusiva da indústria. O cliente consegue adquire pelo aplicativo e a farmácia recebe parte da venda. Ou seja, a visão de farmácia para além de um simples ponto de venda.

Fonte: Melpoejo

Sindicato Intermunicipal da Indústria Química e Farmacêutica de Juiz de Fora

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